18 de agosto de 2010

A música e o bem que ela faz!

Ouvir música pode ter efeitos benéficos para o sistema cardiovascular - mas só se for músicaagradável e da preferência do ouvinte. A afirmação é de um estudo feito por pesquisadores daEscola de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Segundo os autores, músicas selecionadas por voluntários entre as que produziam a sensação de bem-estar, ao seremouvidas, ajudaram a promover a dilatação dos vasos e a aumentar o fluxo sanguíneo.

P
or outro lado, músicas consideradas "estressantes" levaram à contração dos vasos e à reduçãono fluxo sanguíneo. "Haamos demonstrado anteriormente que emoções positivas, como o riso, são boas para a saúde vascular. Desta vez, decidimos verificar se outras emoções, como as evocadas pela música, teriam efeito semelhante", disse Michael Miller, um dos autores do estudo. "Como saamos que os indivíduos reagem diferentemente a tipos diversos de música, permitimosque os participantes escolhessem o que queriam ouvir, com base em seus gostos pessoais", disse.

Dez pess
oas saudáveis, não-fumantes, com idade média de 36 anos, participaram em todas as quatro fases do estudo. Na primeira, os voluntários ouviram músicas que trouxeram ou indicaram como favoritas. Na segunda fase, ouviram música que os faziam se sentir ansiosos. Na terceira, foram submetidos a sons destinados a promover relaxamento e, na quarta, a vídeos humorísticos.

Qu
andoo estavam no laboratório, os participantes evitaram ouvir músicas de que gostavam por pelo menos duas semanas. "A ideia era que, ao ouvir as músicas de que mais gostavam, eles tivessem uma dose extra de emoção", explicou Miller. Os participantes foram submetidos a testes para determinar como o endotélio - a camada celular que reveste interiormente os vasos sanguíneos e linfáticos - responde a estímulos variados. O endotélio atua na regulagem do fluxosanguíneo e na coagulação, além de secretar substâncias químicas em resposta a ferimentos ou infecções. Também tem importante papel no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Segund
o o estudo, o diâmetro dos vasos sanguíneos analisados (no braço) aumentou 26% após afase de audição de músicas alegres e contraiu 6% após os voluntários ouvirem música que os deixavam ansiosos. O aumento foi maior do que nas fases de relaxamento (11%) e de assistir avídeos que estimulavam risadas (19%). Os pesquisadores destacam que a audição de músicas consideradas alegres pode afetar a atividade das endorfinas. "O componente emocional pode ter um efeito de mediação da endorfina. Mas os resultados do estudo ao momento indicam que amúsica pode representar uma nova estratégia preventiva para a saúde do coração", disse Miller.


Fonte: Ciência e Saúde, Portal UOL
http://funcapciencia.funcap.ce.gov.b


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!
Desejo que Meu Jardim Encantado, seja sempre visitado e admirado por você!
Sinta-se à vontade.
Um beijo leve...