30 de janeiro de 2011

De volta à Igreja...






Antiga Congregação Batista do Arco Verde,atualmente a Igreja Batista Nova Jerusalém

Meditação do dia
Domingo - 30/01/2011
Os livros poéticos (I) – Os Salmos Celebração à realeza (Salmos messiânicos – II)Um "trailler"do advento do Messias
Leitura diária: Salmo 118.21-29
Leitura da Bíblia em um ano: Mateus, capítulos 21 a 25

O texto final do salmo é o mais claro e expositivo quanto à vinda do Messias
e de sua ação remidora sobre a humanidade.

Observem a segurança do salmista ao abordar esta realidade: "Graças te dou porque me ouviste, e te tornaste a minha salvação" (Sl 118.21). Notem que não foi uma salvação dada por Deus, mas o "próprio Deus que se tornou a salvação" – Jesus Cristo, o Messias, o Filho de Deus se tornou a salvação dos homens.

Vejam o texto que Paulo e Pedro vão usar em suas cartas, para comprovar que Cristo era esta pedra: "A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta como pedra angular" (Sl 118.22). Verifiquem que não há fato bíblico anterior que dê origem a esta expressão do salmista. Ela foi escrita para ser entendida apenas no futuro quando o Messias viesse e os pais da nação não o aceitassem.

Registrem, agora, que o salmista atribui ao Senhor Deus a concepção maravilhosa deste plano redentor por meio da dádiva de seu Filho: "Foi o Senhor que fez isto, e é maravilhoso aos nossos olhos" (Sl 118.23). Sim, o plano do Pai se concretizou no Filho. Isto é uma bênção notável para o ser humano.

Guardem, ainda, que tal oferta é sumamente significativa para o ser humano a ponto do salmista exclamar: "Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele" (Sl 118.21). Ou seja, a vinda de Cristo torna cada dia um dia de graças ao Senhor para o crente.

E, ainda, para ressaltar este aspecto pessoal da graça de Cristo, a dádiva do Messias, o salmista proclama: "Ó Senhor, salva, nós te pedimos, envia-nos a prosperidade. Bendito aquele que vem e nome do Senhor" (Sl 118.25,26).

O final do salmo é uma mensagem de exaltação ao Messias: "O Senhor é Deus, e nos concede a luz... Tu és o meu Deus, e eu te darei graças; tu és o meu Deus e eu te exaltarei" (Sl 118.27,28). Sim, Jesus é a luz do mundo. Ele mesmo vai dizer isto mais tarde. O salmista, na sua visão profética do Messias, já vislumbrava a salvação dos homens na luz que apontava para Cristo.

Oração para o dia:

Usa-me, Senhor, para levar esta luz aos que não te conhecem. Que eu possa fazer ver ao mundo a tua luz por meio da minha vida e testemunho.





Extraido do Site JUERP

Fotos: Ademir A.A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita!
Desejo que Meu Jardim Encantado, seja sempre visitado e admirado por você!
Sinta-se à vontade.
Um beijo leve...